A Nvidia GTX 1660 Super quer ser a sucessora da popular GTX 1060
É oficial, depois de seguir com a linha Super em algumas placas de vídeo a Nvidia traz ao mundo a GTX 1660 Super. A ideia desta nova GPU é de dar mais fôlego para o mercado que não quer algo tão de entrada como a 1650, mas também não quer gastar muito em uma RTX 2060. Na verdade ela quer colocar a famosa GTX 1060 pra dormir, pra sempre.
Se você procura um notebook ou desktop gamer e não quer deixar um rim na loja, levar um modelo com GTX 1060 é uma escolha interessante. Foi o que eu fiz no ano passado e até hoje eu consigo rodar games em Full HD (é a resolução nativa do notebook, ok?) no Ultra ou no Alta e nenhum título reclamou disso. A GTX 1660 deu mais combustível neste desempenho e a variante Super troca as memórias para algo mais veloz – o que é sempre bom.
Comparando com o modelo que falei que tenho, a GTX 1660 Super promete ser uma vez e meia mais veloz e até 50% mais rápida do que a 1650 Super. A magia deste desempenho mais maneiro acontece com ajuda da arquitetura Turing e da memória, que agora é GDDR6 – continuando com 6 GB por aqui. Vale lembrar que isso não garante muitos fps extras, mas mais agilidade em alguns pontos.
Do lado de dentro o modelo Super continua com a mesma quantidade de núcleos CUDA (1.408 deles), mesmo clock em 1.530 MHz que pode subir até 1.750 MHz, além de mesma quantidade de TMUs (88) e ROPs (48), mas o TDP subiu de 120 watts para 125 watts.
Por fim, com a chegada desta nova placa a Nvidia liberou centenas de filtros do pessoal do ReShade, que cria uma infinidade de filtros para pós-processamento de games. O download pode ser feito dentro do GeForce Experience, que é a central que controla drivers e ajustes das placas da marca.
Turing também ajuda no streaming
Outra novidade desta placa é que ela utiliza uma solução de hardware pra levar a jogatina pro ao vivo, seja lá onde for – com otimização para o Twitch e Mixer. Isso é feito com ajuda do NVENC, que é o nome chique que a Nvidia criou para encodar o vídeo internamente. A vantagem deste processo é que ele alivia o processador da máquina pra rodar o jogo, sem ter que trabalhar no vídeo e jogo ao mesmo tempo.
Quando e quanto sai a GTX 1660 Super?
Várias fabricantes já estão com GPUs feitas com este novo chip, com preço sugerido de US$ 229. No Brasil ainda não há previsão de lançamento de algum hardware com a nova GTX 1660 Super, nem mesmo para notebooks.
Fonte: abertoatedemadrugada.com