Todos as siglas acima representam diferentes gerações na tecnologia de armazenamento de dados.
Os HDDs (ou ainda discos rígidos) são baseados em discos magnéticos com braços de leitura mecânicos, tecnologia que remonta os primórdios da informática, que embora veja sendo aperfeiçoada à muitos anos, tem sua limitação pela estrutura. -> As taxas de leitura e escrita nos dias de hoje variam entre 80 Mb/s à até 220-> Mb/s nos modelos mais comum (SATA) encontrados.
Os SSD (ou drives em estado sólido) usam a mesma tecnologia dos pen-drives e cartões de memória, mas com muito mais velocidade, limitados apenas pela interface SATA. -> As taxas de leitura e escrita nos dias de hoje variam entre 350 Mb/s à até 550 Mb/s nos modelos mais comum (SATA) encontrados.
Os NVME usam a também mesma tecnologia dos pen-drives e cartões de memória, mas sem o limite da interface SATA, são o modo de armazenamento mais rápido que existe hoje. ->As taxas de leitura e escrita nos dias de hoje variam entre 1.800 Mb/s à até 3.200 Mb/s nos
modelos mais comum (M.2 2880) encontrados.
O PC como um todo apresentam uma grande diferença de performance em cada uma das soluções, e para citar um exemplo, o tempos de inicialização completo de um PC da geração atual é em média em 7 segundos com NVME, 12 segundos em um SSD e até 38 segundos com um HDD no mesmo PC.
Não recomendamos a compra de novos equipamentos hoje apenas com HDDs, pois o valor gasto com os demais componentes é desperdiçado em função disso.
Hoje a Internet é algo vital e indispensável, e a falta de conectividade à ela representa perdas e atrasos.
Em empresas e negócios de qualquer porte, torna-se então necessário uma redundância de conexão, onde existindo a possibilidade da empresa ter acesso à 2 ou mais links da Internet, um balanceador de carga faz o balanceamento dos acessos internos, distribuindo essa carga de maneira optimizada entre todos os links existentes, ou concentrando essa carga no caso da queda de um acesso, de maneira transparente e automática.
As soluções variam de equipamentos de hardware dedicados em rack no caso de demandas além das necessárias aos pequenos negócios, até máquinas virtuais com softwares de código aberto em servidores de qualquer tamanho, na grande maioria dos casos, associados à firewalls.
Em uma explicação bem simplificada, quando temos computadores em uma rede Ethernet, a cada vez que um deles quer transmitir um pacote de dados, ele envia esse pacote via cabo conectado a uma porta qualquer de um “centralizador de conexões”.
Este “centralizador” ao receber o pacote, replica em todas as demais portas, cabendo ao computador destinatário resgatar esse pacote e aos demais receberem e ignorá-los.
Isso é um HUB.
Um Switch tem um pequeno processador que armazena as rotas mais frequentes, aprendendo qual destinatário está em qual porta e só replicando pacotes relevantes às suas respectivas portas, acelerando a comunicação.
Para uma experiência de uso mínima hoje, recomendamos o seguinte equipamento:
Para uma experiência adequada hoje, recomendamos o seguinte equipamento:
Para uma experiência adequada para estas atividades, recomendamos o seguinte equipamento:
Sim, com resalvas.
Se você fez isso e imediatamente desligou o equipamento ou desplugou o armazenamento externo (pendrive, cartão de memóra, HDD externo, etc…) e não fez nenhuma tentativa de recuperação, suas chances aumentam bastante.
Lembramos que nada substitui procedimentos de cópias de backup, sejam elas locais ou em nuvem.
Os servidores gerenciados pela Sinapse Redes tem políticas extremas de backup, que podem chegar a até 8 backups diários remotos (confira os planos de suporte).
Efetuamos também a recuperação de dados em qualquer mídia, em bom estado ou ainda danificadas, sejam elas em HDDs, pendrives, cartões de memória, SSDs, CDs, DVDs e fitas de backup, com orçamento *sem custo.
(*) Serviço rápido de orçamento em 48h sob consulta.
Sim, essa é a nossa recomendação.
As soluções antivírus do mercado tem diferente tempos de resposta à uma nova variante de vírus, além de diferentes motores de detecção, que são superiores a solução gratuita.
Bons antivírus consumem poucos recursos do computador, tem suas relações de vírus atualizadas várias vezes ao dia e analisam não só o que está sendo executado, mas também ações estranhas de aplicativos, e colaram em rede para alertas urgentes de forma a barrar vírus que se espalham rapidamente.
Recomendamos hoje a solução ESET, seja em ambientes corporativos ou residenciais, onde trabalhamos com políticas agressivas de descontos.
Os notebooks das últimas gerações tem sistemas de gerenciamento que maximizam o tempo de vida útil da bateria, evitando que ela fique carregando sempre, então pode mante-lo na tomada sem problemas.
Se utiliza diariamente fora da tomada, recomendamos respeitar o ciclo de carregar até 70% e descarregar até 30%, e uma vez na semana o ciclo completo de carga até 100% e de descarga até 10%.
Sim, existem maneiras de desabilitá-las mas isso hoje é um dos comportamentos mais danosos à segurança.
Hackers dedicam-se a encontrar falhas de segurança que são utilizadas para invasões, como no caso dos ransomware que assombram empresas e pessos, em em sua maioria se valem de falhas que até já foram corrigidas e divulgadas, mas que empresas e pessoas não tiveram ou optaram por não corrigí-las instalando as atualizações.
Isso ocorre em todas as plataformas, com atualizações ocorrendo com frequências e impactos diferentes, mas hoje é padrão em Windows, Linux, Androi, iOS, etc…
Se o PC que utiliza em sua empresa demora demais para atualizar, temos soluções que vão de servidores que controlam estas atualizações até pequenas políticas e melhorias em equipamentos locais que melhoram em muito esse processo.